A CATL e a Tesla são parceiras e é a empresa chinesa que equipa vários modelos da marca norte-americana. O Model 3 e Model Y utilizam baterias da CATL e no passado mês de abril existiu uma reunião entre os CEO das duas empresas.
Robin Zeng reuniu-se com Elon Musk, em Pequim, e agora passados vários meses deu uma entrevista à Reuters, que promete dar que falar.
Recorde-se que a Tesla tem seguido o caminho das células cilíndricas na produção de baterias, tendo o CEO da CATL partilhado a sua opinião sobre o tema com Musk. Zeng disse-lhe que esta aposta é um erro.
"Tivemos um grande debate, e eu mostrei-lhe o meu ponto de vista. Ele ficou em silêncio. Ele não sabe como fazer uma bateria. Isso envolve eletroquímica. Ele é bom com chips, software, hardware e questões mecânicas", começou por dizer.
Para Zeng, a aposta na bateria cilíndrica 4680, que equipa o Cybertruck, "vai fracassar e nunca terá sucesso". Além disto, o CEO da CATL abordou ainda os prazos estipulados por Elon Musk.
"O problema dele é prometer demais. Às vezes, algo precisa de cinco anos, mas ele afirma que demorará dois. Questionei o motivo e ele disse-me que queria pressionar as pessoas. Provavelmente, ele acredita que precisa de cinco anos, mas se as pessoas acreditam quando ele fala em dois anos, estará em grandes apuros," acrescentou Zeng, em declarações à agência Reuters.
Noticias ao minuto