Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Segurança RVB

Esquema especial reforça segurança no Rio de Janeiro durante G20

Baixar Tocar Quase 30 mil agentes estão envolvidos no esquema de segurança pública da cúpula do G20, no Rio de Janeiro.


Baixar

Quase 30 mil agentes estão envolvidos no esquema de segurança pública da cúpula do G20, no Rio de Janeiro. Apenas a Polícia Militar destacou mais de 16 mil militares na capital, que conta ainda com 900 profissionais da Guarda Municipal e da Secretaria de Ordem Pública, responsáveis pelo ordenamento das vias da cidade.

Já as estradas estão sob vigilância de cerca de mil policiais rodoviários federais. Além disso, 9 mil militares das Forças Armadas participam da operação de Garantia da Lei e da Ordem. Eles fazem, principalmente, a segurança no perímetro externo do MAM, o Museu de Arte Moderna, onde estão concentrados dos debates, e nos locais de hospedagem das delegações.

A Marinha reforça o esquema, com ações de controle no mar e portos, já o Exército atua na prevenção a possíveis ataques cibernéticos. E coube à Aeronáutica cuidar do espaço aéreo, e da segurança nos aeroportos Tom Jobim e Santos Dumont, que está fechado para pousos e decolagens, devido à proximidade da área de realização da cúpula.

Antes do início do Fórum, a Polícia Federal cuidou das varreduras antibombas e inspeções de ameaças químicas, biológicas, radiológicas e nucleares nos hotéis que recebem os chefes de estado e suas delegações e nos veículos usados por eles. O mesmo trabalho foi feito no Museu de Arte Moderna e arredores.

A PF também instalou uma Central de Monitoramento Antidrones, pra detectar e neutralizar qualquer equipamento possivelmente hostil, além de monitorar aqueles que foram autorizados a voar no espaço. Essa Central está vigiando não só o MAM, como também a Marina da Glória, que é quartel-general da delegação brasileira, os aeroportos e hotéis onde as autoridades estão hospedadas.

A zona de proibição de voos abrange um raio de aproximadamente 8 quilômetros a partir do MAM. Entretanto, a área de restrição chega a 37 quilômetros.

© Tânia Rêgo/Agência Brasil

Segurança Quase 30 mil agentes estão envolvidos na segurança da cúpula Rio de Janeiro 18/11/2024 - 15:29 Roberta Lopes / Eliane Gonçalves Tâmara Freire G20 G20 no Brasil GLO reforço de segurança no G20 segunda-feira, 18 Novembro, 2024 - 15:29 2:02

Rádio Agência

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!