Estadual, que começa no dia 11 de janeiro, tem poucos estrangeiros na disputa Campeonato estadual, mas com estrangeiros na disputa. O Catarinense de 2025, até o momento, já conta com alguns nomes de fora do Brasil em quatro equipes. O que chama mais atenção é de Chisom Golden Anasoh, no Santa Catarina, time que estreia na elite de SC.
Chisom Golden Anasoh (esq) atuando pelo Santa Catarina
Rolf Jr/Santa Catarina
O nigeriano de 22 anos conquistou o acesso da segunda divisão estadual com o Santa e agora deve disputar a primeira divisão. Chisom joga no ataque, mas apesar da posição, não marcou na divisão especial em 2024.
Robert Burbano, meia Avaí, na época do Emelec
Emelec
Além do jogador da Nigéria, não há mais nenhum que não seja sul-americano. O Avaí, por exemplo, contratou o equatoriano Robert Burbano, que vai atuar pela primeira vez fora da liga do Equador. O meia de 29 anos estava no Orense, mas já defendeu o Emelec, Delfín SC e o Independiente José Terán.
Walter Clar lateral da Chapecoense
Tiago Meneghini/ACF
Na Chapecoense, são dois gringos, companheiros também de nacionalidade, ambos do Paraguai. O lateral-esquerdo Walter Clar, de 30 anos, e Jorge Jiménez, volante de 31. O defensor já estava na Chape em 2024, quando estreou por times brasileiros.
Jorge Jiménez em campo pelo Amazonas
João Normando/Amazonas FC
Já Jiménez foi contratado para 2025 após defender o Amazonas. Além da equipe do Norte, joga no Brasil desde 2018, quando foi contratado pelo Náutico, antes de passar por Operário, CRB, Ituano e Paysandu. Ambos já defenderam a mesma equipe, o Nacional do Paraguai, mas em anos diferentes.
Jhan Pol Torres em campo pelo Brusque
Lucas Gabriel Cardoso/Brusque
No Brusque, também pela primeira vez no futebol brasileiro, Jhan Pol Torres, colombiano de 23 anos, chegou para reforçar a zaga em 2024 e tem contrato para o próximo ano. Antes disso, teve seis temporadas pelo Barranquilla FC, da Colômbia.
+ Contratos para 2025: quem chega, quem fica e quem sai dos clubes catarinenses
O Campeonato Catarinense começa no dia 11 de janeiro, com Joinville x Figueirense, partida que terá transmissão da NSC TV. As demais partidas da primeira rodada acontecem a partir do dia 15.