Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Globo Esporte

Vitória largando em 22º foi divisor para título e contrato na F1, diz Bortoleto

.


Brasileiro impressionou com conquista na etapa de Monza, na temporada 2024 da F2, e conquistou título da categoria antes de ser confirmado como primeiro piloto do país na F1 a partir de 2025 Das duas vitórias que conquistou na campanha pelo título da Fórmula 2 em 2024, a mais importante para Gabriel Bortoleto sem dúvidas foi na etapa de Monza, na Itália: foi de 22º ao primeiro lugar, encantando o mundo da F1 semanas antes de ser anunciado como futuro titular da Sauber na elite do automobilismo europeu em 2025. Ao site oficial da categoria, o brasileiro deu detalhes da importância do triunfo para sua carreira naquele momento.

Acesse o canal de automobilismo do ge no WhatsApp

Quando a F1 volta? veja datas da temporada 2025

F1 2025 terá maior número de novatos titulares desde 2010; veja quem são

Gabriel Bortoleto no pódio da F2 na Itália, após vencer corrida principal da etapa de Monza em 2024

James Sutton - Formula 1/Formula Motorsport Limited via Getty Images

- Eu me senti muito forte depois daquilo, tudo estava indo muito bem para mim. Acho que aquele foi o momento. Começamos o ano em uma posição difícil, não marcamos muitos pontos, e cometi meu único erro em uma classificação desse ano. Depois disso, acreditei que aquele seria o momento de dar a volta por cima. Fomos para Baku e lá assumi a liderança do campeonato. O intervalo (entre as etapas da Bélgica e Itália) foi muito bom para mim. As negociações (com a Sauber) foram concluídas nos dois últimos finais de semana e eu já estava contratado, mas em Monza e Baku ainda estávamos conversando, então esses foram os momentos em que meu desempenho foi muito importante - lembra o jovem de 20 anos.

Futuro diretor de Bortoleto na F1 não espera grandes resultados nesta década

Gabriel Bortoleto é eleito 'Novato do Ano' em premiação da FIA

Sauber anuncia Gabriel Bortoleto, e F1 volta a ter brasileiro em 2025

Depois da etapa de Spa-Francorchamps na Bélgica, Bortoleto subiu de terceiro para segundo no campeonato, a 36 pontos do líder Isack Hadjar. O erro a que ele se referiu foi uma escapada da pista na classificação da rodada de Monza, que o deixou sem tempo e fez com que largasse apenas em 22º.

Porém, a sorte começou a sorrir para o brasileiro já na corrida sprint, no sábado: Gabriel conseguiu chegar em oitavo lugar e, empatado no tempo de volta com Dennis Hauger, levou meio ponto. No domingo, veio o milagre: o piloto da Invicta foi de 22º ao primeiro lugar na prova principal, vencendo e deixando a Itália com só 10,5 de diferença para Hadjar.

Gabriel Bortoleto: idade, família e história de novo brasileiro na F1

Gabriel Bortoleto comemora o título da Fórmula 2 com a bandeira brasileira em Abu Dhabi

James Sutton/Formula Motorsport Limited via Getty Images

O resultado permitiu que ele assumisse a ponta da tabela com um quarto lugar em Baku, com apenas 0,5 ponto de vantagem sobre o rival francês. Neste meio tempo, ele seguia em conversas com a Sauber e seu diretor técnico, o ex-chefe da Ferrari Mattia Binotto. Quando chegou ao GP de São Paulo, em novembro, já tinha fechado contrato para trazer o Brasil de volta à F1 após oito anos de ausência.

- Eu estava com minha namorada e meus pais, um dos meus patrocinadores também estava no chat - foi um momento muito especial para nós (assinar o contrato). Quando você tem muitas pessoas apoiando você, isso pode fazer com que a pressão seja um pouco maior. Mas isso nunca foi algo que me tirou do foco, foi algo positivo para mim. Provei para mim mesmo que, ao vencer a F3 e a F2, eu merecia estar aqui. Não consegui o contrato por qualquer outra razão, mas sim porque fui campeão em ambos os campeonatos, assim como Piastri, Russell e Leclerc - pontuou Bortoleto.

Bortoleto foi campeão da F2 em Abu Dhabi após ficar em 2º e rival travar na largada

Gabriel Bortoleto recebe prêmio de 'Novato do ano' das mãos de Max Verstappen

Handout/FIA/DPPI via Getty Images

Fernando Alonso elege Gabriel Bortoleto o melhor novato da F1 2025

A conquista da F2 em 2024, como calouro, repetiu seu próprio feito do ano anterior, na Fórmula 3, e algo que poucos pilotos hoje na F1 fizeram. Os triunfos renderam muitos elogios até de Fernando Alonso, bicampeão mundial e empresário de Bortoleto; o espanhol classificou as vitórias de Gabriel como "históricas" e aposta nele como o melhor calouro de 2025.

- Estou feliz por estar representando meu país, mas isso não me satisfaz totalmente. Quero representar meu país e ir bem, e também quero vencer corridas no futuro, brigar por coisas importantes. Mas, primeiro, preciso melhorar como piloto e progredir na F1, essa é a coisa mais importante para mim agora. Quero poder competir por algo e deixar meu país orgulhoso de tudo o que eu conseguir. A F2 era o foco até eu terminar a temporada. Mas quando entrei no carro da Sauber (no teste de pós temporada) para começar a me preparar, foi nesse momento que o foco mudou; sem pressão, só um novo começo. Vamos ver como essa aventura vai se desenrolar - adicionou o jovem, que correrá em 2025 com o número 5.

Bortoleto dirige a Sauber pela primeira vez em teste em Abu Dhabi

Gabriel Bortoleto dirige pela primeira vez o carro da Sauber

Clive Mason/Getty Images

Bortoleto fará oficialmente sua estreia como piloto de F1 em 16 de março de 2026, data da abertura da temporada, no GP da Austrália. Veja o calendário completo.

GE

Globoesporte.com

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!