A Câmara Municipal de Rondonópolis aprovou um projeto de lei enviado pelo Poder Executivo que permite a ampliação da carga horária dos Agentes de Combate às Endemias (ACE) para 44 horas semanais, de forma excepcional, visando intensificar o combate à dengue, zika e chikungunya.
O objetivo é aumentar as vistorias em imóveis, reforçar o controle químico e ampliar a nebulização veicular. A adesão ao novo regime será opcional, com um acréscimo de um terço nos salários dos agentes que optarem pela jornada ampliada.
A Vigilância Epidemiológica foca suas ações a partir do endereço dos pacientes diagnosticados, realizando vistorias em um raio de nove quadras para eliminação de focos do mosquito Aedes aegypti. Com o aumento dos casos, a Prefeitura busca reduzir a sobrecarga nas unidades de saúde e diminuir a transmissão das arboviroses.
Atualmente, a cidade conta com 123 agentes de campo, 9 agentes de controle químico, 4 agentes para ações estratégicas, 15 supervisores e 1 coordenador, além do monitoramento constante de 158 pontos críticos.
Prefeitura de Rondonópolis