Conflito étnico
Os Kuki e os Meitei, dois grupos indígenas no estado de Manipur, vivem um conflito antigo que envolve questões de direitos de povos minoritários.
Os Meitei são hindus e as tensões com os Kukis se intensificaram pelo suposto envolvimento da etnia Meitei com organizações nacionalistas hindus, que perseguem cristãos.
Conforme comentaristas políticos da Índia, o nacionalista hindu Rashtriya Swayamsevak Sangh (RSS) e o Partido Bharatiya Janata (BJP) usaram a comunidade Meitei para promover sua agenda na região.
[banner_de_paragrafo_2]Ataques a igrejas
Para L. Kamzamang, um pastor local, o tipo de violência em Manipur aparenta ser promovida por grupos extremistas hindus.
"As multidões depois de queimar igrejas estavam hasteando suas bandeiras no topo das igrejas. É como se estivessem tentando retratar que conquistaram a igreja – o local sagrado religioso de nossa adoração", relatou o pastor, ao Morning Star News.
Segundo o líder, os extremistas hindus tentaram pregar a filosofia nacionalista hindu aos líderes Meitei, em troca de privilégios.
"O mais estranho é que eles queimaram as igrejas antes mesmo de matar as pessoas. Isso para mim tem um forte aspecto religioso, e podemos ver o plano que está sendo desenvolvido queimando igreja após igreja", avaliou o pastor.
De acordo com a Portas Abertas, parceiros locais fizeram uma pesquisa com os números atualizados de vítimas do conflito no estado de Manipur, na Índia.
Mais de 50 mil cristãos se tornaram deslocados internos, 400 igrejas foram queimadas, 250 vilarejos foram destruídos e 120 pessoas morreram.
A Índia ocupa a 11° posição da Lista da Perseguição Mundial 2023 da Missão Portas Abertas.
mundo gospel