Os oito países amazônicos assinaram nessa terça-feira (8) a Declaração de Belém, documento que consolida a agenda comum para a região.
Em coletiva de imprensa, no fim da tarde do primeiro dia da Cúpula da Amazônia, o chanceler brasileiro, embaixador Mauro Vieira, apresentou detalhes sobre o documento.
De acordo com o ministro Mauro Vieira, os países amazônicos também se comprometeram a fortalecer a OTCA, Organização do Tratado de Cooperação Amazônica, que passa a receber novas atribuições a partir da Declaração de Belém.
A Declaração de Belém contém 113 objetivos e princípios transversais. Dentre eles, compromissos para o uso sustentável da biodiversidade, das florestas e da água; a promoção dos direitos dos povos indígenas e das comunidades locais e tradicionais e a urgente conscientização e cooperação regional para evitar o chamado "ponto de não retorno" na Amazônia.
Os oito países assumiram ainda o compromisso de lançar a Aliança Amazônica de Combate ao Desmatamento, a partir das metas nacionais, como a de desmatamento zero até 2030.
* Com informações da Agência Brasil.
Meio Ambiente Brasília 09/08/2023 - 09:23 Jacson Segundo/ Renata Batista Daniella Longuinho* - Repórter da Rádio Nacional Cúpula da Amazônia 2023 Declaração de Belém quarta-feira, 9 Agosto, 2023 - 09:23 139:00Radioagencia