Operação envolveu ataque aéreo de precisão em uma pequena cidade no leste da Síria, próxima da fronteira do país com o Iraque. Em 2019, o Estado Islâmico viu seu domínio reduzido a uma pequena faixa de terra em Baghouz, na Síria
Getty Images via BBC
Uma operação das Forças Armadas dos Estados Unidos na Síria, realizada na última segunda-feira (23), resultou na morte de dois integrantes do grupo Estado Islâmico.
As informações foram divulgadas pelo Comando Central dos Estados Unidos (Centcom) no X e confirmadas pela agência Reuters. O Centcom é um comando unificado de combate do país, sediado no estado da Flórida e responsável por operações militares americanas em 20 nações.
? Clique aqui para seguir o canal de notícias internacionais do g1 no WhatsApp
O ataque, realizado com munição aérea e de precisão, ocorreu na província de Dayr az Zawr, na Síria. O Departamento de Defesa dos Estados Unidos informou que os integrantes do Estado Islâmico foram mortos enquanto transportavam armas em um caminhão.
Além de confirmar a morte de dois integrantes do Estado Islâmico, a conta oficial do CENTCOM informou que uma terceira pessoa ficou ferida.
A área do ataque estava sob controle da ditadura de Bashar al-Assad, que deixou o poder após uma ofensiva-surpresa do grupo rebelde HTS.
O ataque do grupo que culminou na queda do regime aconteceu no começo de dezembro, em Aleppo, no norte do país e rumou sul em direção à capital Damasco, tomando diversas cidades-chave sírias pelo caminho, como Hama e Homs.
Esta matéria está em atualização.